Reanimando uma SNES… (II – Reparação)
No último post expliquei como remover o amarelado que a consola ganhou com o passar dos anos. Faltou acrescentar que a SNES foi apenas um exemplo e isto é possível de fazer com outras consolas que estejam no mesmo estado (NES, GB, Dreamcast) ou com os comandos das mesmas.
Isto foi o início do processo de restauro da consola, agora vem a parte de a colocar a trabalhar!
Pelo que tenho lido em vários foruns, a Super Nintendo é das consolas mais suscétiveis de avariar pelo menos até à chegada dos YLOD, RRD, RLD,… das X360, PS3.
No caso desta consola, quando ligo a mesma apenas dá um ecrã preto, sem áudio. Independentemente se usar cabo RF ou composto, e do cartucho utilizado. Após pesquisa descobri várias origens possíveis para este problema:
- Sugidade nos pinos do slot de cartucho.
- Condensadores
- Contactos dessoldados
- Pista danificada/interrompida
- IC danificado (som, encoder imagem)
- Board morta
Obviamente que comecei pelos pontos mais fáceis…
> Limpeza nos contactos. Teste: nada!Condensadores. OK
> Contactos: OK
> Pistas danificadas/interrompidas: nada!
> Resultado até agora: 😦
Os últimos dois pontos nem valia apena pensar pois não tinha material, era mais fácil descartar a consola e arranjar outra. Posto isto, e como a teimosia é uma cena que me assiste, voltei aos pontos iniciais. Uma inspeção mais detalhada no conector de cartuchos vi que afinal as coisas não estavam assim tão bem.
Vi que alguns dos pinos dentro do slot estavam oxidados. Para melhor efetuar a limpeza tive que remover a “tampa” (não sei o nome) do slot. Para remover basta puxar para cima:
Nas imagens mais acima a oxidação já se encontra limpa, desculpem mas esqueci-me de tirar fotos do “antes”! A imagem mais à esquerda, que é a parte superior do slot, tinha 3 pinos oxidados com a típica coloração verde. Esta oxidação não era possível de ver sem desmontar esta parte, por isso é que me escapou na primeira inspeção. Na base do slot, imagem da direita, tinha igualmente 3 pinos oxidados. Os que faziam contacto com a parte superior.
Para limpar a oxidação podem utilizar um spray de limpeza tipo este ou alchool. Depois com um tecido que não deixe pêlo limpam os pinos.
O tecido que utilizei para limpeza foi um daqueles que se usam normalmente em apagadores, para limpar os quadros. Agarra bem a sugidade e não larga pêlo. Em algumas partes a coisa estava mais difícil de saír, tive mesmo que raspar com uma chave de fendas para remover por completo a oxidação.
Ainda com a consola aberta liguei à TV para testar e… nunca pensei ficar contente por ver as letras Nintendo na televisão! A consola já estava a funcionar! Tempo agora de voltar a montar tudo, com uma passagem breve pelo youtube para ver como montar a alavanca de eject (não registei em foto quando desmontei e depois não me lembrava como montar).

Consola a bombar Super Mario
Sei que provávelmente muitos esperavam algo mais elaborado para uma reparação, mas nem sempre as coisas têm que ser difíceis! Tal como este exemplo provávelmente andam por aí dezenas de consolas enfiadas em caixotes por simples oxidação dos contactos. Dá trabalho desmontar e procurar pelos problemas, sim é verdade, mas no final acaba por compensar. Pode ser que no futuro me venha parar ás mãos outra SNES com outro problema, para fazer um novo guia.
Posted on September 15, 2014, in Reparações/Mods, SNES and tagged SNES; reparação; oxidação. Bookmark the permalink. 2 Comments.
Se fodeu. Mora na europa e só pode jogar jogo europeu
Vc também. Mora na américa do sul e para importar alguma coisa tem que vender um rim primeiro.
Há tanta forma de jogar imports em consolas de outra região:
http://www.mmmonkey.co.uk/snes-5060hz-switch-with-lockout-switch/
Espero que tenha aprendido alguma coisa hoje.