O Clube SEGA
Foi uma criação do distribuidor oficial da Sega em Portugal, a Ecofilmes. Esta empresa, de S. João da Madeira sendo primáriamente uma distribuidora de filmes para os muito em moda clubes de vídeo, iniciou a distribuição de videojogos e consolas/periféricos Sega em 1991. Fez um excelente trabalho na promoção e divulgação dos jogos e consolas pelo país fora, embora tivesse o trabalho facilitado logo de início devido à rede de clubes de video e superfícies comerciais que abastecia, ao contrário da rival Concentra/Nintendo.
O Clube teve o seu ínicio algures no ano de 1992 (se alguém tiver indicações da data concreta, agradeço a info), pelo que consegui apurar pelas datas de envio das cartas aos sócios e pela publicação da revista do Clube. A única certeza que tenho é que terá sido antes do lançamento do jogo Olympic Gold ’92, tendo este jogo sido lançado na Europa em junho do mesmo ano, e a primeira revista oficial do Clube já continha uma análise ao jogo.
A adesão ao clube poderia ser feita de duas formas: Preenchendo o postal acima que vinha dentro das caixas dos jogos, ou desviando o mesmo em alguma loja com recurso a cópia do número de série de alguma consola exposta. Eu optei pela primeira via tendo recebido na volta do correio o cartão de sócio (1ª versão) que aparece nas imagens mais acima. Não duvido que alguns Nintendo fanboys tenham optado pela segunda via de modo a poderem inflitrar-se no clube.
Na vinda do correio os sócios tinham direito a uma carta do amigo Sonic a contar as notícias, panfletos publicitários com as novidades de jogos e consolas e, ocasionalmente, algum merchandising. Eu fiz a minha inscrição no ínicio de 1993 utilizando o postal que vinha com o Sonic 2, sendo esse o primeiro jogo que os meus pais me ofereceram. Enquanto sócio do clube (e enquanto o clube durou) recebi várias cartas que vos deixo aqui. Não as consigo ordenar por ordem cronológica porque algumas não fazem referência à data que foram enviadas.
Das imagens mais acima, nem todas são cartas minhas. A 1ª,6ª e 7ª são propriedade do ricponte @ fórum ZWAME e foram digitalizadas por ele. O mesmo em relação à imagem com a legenda de “Correio Clube Sega” que é propriedade do Tiago Ti.
Voltando à correspondência do Clube, e pegando na última imagem do lote acima, era habitual junto com cada carta vir o fanfleto com os próximos jogos a serem lançados. Estes folhetos não eram exclusivos do clube pois também poderiam ser encontrados nos agentes autorizados da Sega, aka Clubes de Vídeo.
Em Julho de 1992 foi enviada também a primeira edição da revista oficial do clube. Esta revista trazia (à semelhança dos panfletos) as novidades que iam saíndo do mundo Sega, algumas análises a jogos, os tops de vendas da altura e uma pequena secção com truques e dicas.
A revista, de publicação trimestral, incluía também no final uma pequena, mas importante secção que viria a estabelecer a “primeira comunidade” sobre videojogos Sega em Portugal: O correio do Sonic. Nesta secção os associados podiam colocar questões, comentários sobre os jogos e até mesmo anúncios de compra/venda/troca de jogos.
Pessoalmente, não tenho conhecimento que tenha existido outro lançamento da revista para além do número 1, e também não conheço ninguém que tenha outras edições (se alguém tiver que se chegue à frente!). A revista durou pouco tempo e na carta de Fevereiro de 1993 o Sonic já anúnciava o fim da mesma e a passagem dos conteúdos para uma nova, com mais páginas, a Mega Force. Esta passagem de testemunho para a editora Abril continuar com a publicação oficial da Sega em Portugal, permitiu à Ecofilmes reduzir os custos associados ao Clube.
Também o primeiro número da Mega Force foi oferecido aos sócios do Clube Sega, aquando do seu lançamento. A Ecofilmes no seu melhor… a dar um doce para depois termos que comprar o pacote inteiro!
Tanto nas cartas do Sonic, como em ambas as revistas, era relativamente frequente existirem concursos para os sócios, com prémios que íam desde merchandise até consolas. Para além dos concursos do Clube, eram também anúnciados torneios da Sega a nível Nacional, como é o caso do Troféu Trinaranjus… mas isso é assunto para outro tópico!
O clube lá foi andando com as suas comunicações aos sócios mais ou menos regulares até 1996. Por esta altura a Ecofilmes começou a sentir dificuldades em manter o mesmo ritmo e o suporte dos custos associados ao clube. Isto, pouco depois do lançamento da Saturn e alguns fails anteriores da Sega (32X?), aliado a parte da equipa de distribuição e divulgação na Ecofilmes ter abraçado outros projectos, tornou-se cada vez mais difícil para a empresa, resultando no irregularidade de cartas enviadas tendo diminuído o seu número considerávelmente.
Após a descontinuação da Dreamcast e a Sega ter deixado de vez o hardware de consolas, o clube acabou mesmo.
Mais um episódeo do meu passado que me deixou bastantes saudades… esperar ansionamente pela carta do Sonic com as novidades que aí vinham!
E como dizia o Sonic:
“Tchau!”
Posted on October 9, 2014, in Clube Sega, Memórias and tagged Clube Sega, Ecofilmes, Mega Force. Bookmark the permalink. 4 Comments.
Lindo o teu Post! eu era um desses sócios e dava muito valor a estes documentos. Não sabia que havia pessoas que ainda se lembravam disto. Quase chorei….
Sega pff volta, estas perdoada! e volta com a Dreamcast 2 e com os documentos em Papel para nosso memografico não fique perdido na historia.
Pedro, antes de mais obrigado pela visita aqui ao Cantinho 🙂
Sou da tua opinião que a Sega deveria emergir como o gigante que foi naquela época de ouro. Tenho muito boas memórias da espera pelo carteiro com as novidades do clube, desffolhar as revistas e panfletos e imaginar como seria jogar todos aqueles jogos e, as tardes passadas com os amigos em frente à tv!
Ainda tenho esperança que no futuro tenhamos uma Dreamcast 2 e consigamos recuperar alguma dessa “mística”.
Abraço
Pingback: Mega Force (Ed. Portuguesa) | inmiracleworld
Pingback: 1º Torneio nacional de videojogos/troféu Trinaranjus | inmiracleworld