Revistas de videojogos

 

Se a memória não me falha, foi algures em 1993 que comprei a minha primeira revista sobre jogos, especialmente sobre o mundo Sega. A escolhida (também não havia muito por onde escolher) foi a Sega XS (edição inglesa) com o Sonic na capa. Lembro-me que estava radiante a desfolhar aquelas páginas (que tanto cu$taram) e a descobrir um mundo novo.

Numa altura em que o termo Internet era desconhecido, computadores com modems e acesso a BBS eram coisas de ficção científica aqui na terriola, era difícil estarmos a par do que se passava nesta indústria do entretenimento. Publicidade na TV só mesmo às consolas à venda,e era pouca.
A única fonte de notícias, novidades, análises e mesmo alguns truques e dicas eram mesmo as revistas.

Este mundo de revistas de videojogos era desconhecido para mim até então. Até à data, frequentava as papelarias da zona para comprar material escolar, tirar fotocópias ampliadas dos cromos Simpsons e ‘Tou do Bollycao, e para espreitar uma ou outra revista XXX. Foi só depois de os meus pais me terem oferecido a Master System, que comecei a reparar que havia outro género de revistas nas prateleiras. Antes disso nunca tinha notado sequer a sua existência.

Nesta altura diversidade era pouca e as revistas eram, todas inglesas ou espanholas. Para além de serem caras. Quando tinha que ponderar entre comprar uma revista ou poupar o dinheiro para um jogo novo, a segunda opção saía sempre vencedora.

Nº1 da Mega Force

A partir do momento em que saíu por cá a Mega Force comecei a investir mais alguns trocos em revistas. Afinal de contas, alguns jogos eram  bem difíceis de passar e, a secção de truques e dicas nas revistas, dava uma ajuda preciosa. Estas ajudas eram dadas na forma de códigos para ativar “batotas” nos jogos (vidas infinitas, escolher nível, etc…), ajuda na passagem de obstáculos e até mesmo guias passo-a-passo ilustrados com imagens dos vários níveis dos jogos.

Walktrough do Land of Illusion (Master System)

Excerto do nível 4 do Gunstar Heroes (Mega Drive)

Falando em secções das revistas, as que traziam o “correio dos leitores” permitia a troca de opiniões, dicas e até mesmo jogos, entre os leitores.

A Mega Force foi a primeira revista que vi à venda em PT dedicada a videojogos, suponho que tenham existido outras antes, de outras plataformas. A seguir a esta vieram muitas mais, umas porreiras outras nem por isso, mas tendo todas o seu mercado e contribuído de alguma forma para cimentar o gosto pelos jogos. Infelizmente deixou de ser publicada muito recentemente uma que já era referência nacional, a BGAMER. Vai continuar como digital, mas não é a mesma coisa.

Algumas das revistas da época

Voltando à Mega Force, foi a primeira revista que assinei e que todos os meses aguardava pelo carteiro, como se fosse um ritual, à espera das novidades. Seguido a essa ainda dei uma perninha noutras publicações, como a Hobby Consolas, Mega Sega, Joystiq,… Isto até ao ano 2000, a partir daí passei a comprar com menos frequência. Tipicamente só nos meses de verão para ler durante as férias.

Para terminar este post deixo aqui a minha “coleção” de revistas. Do conjunto, umas 30 foram oferecidas por amigos e as restantes foram exemplares que fui comprando e guardando. Das minhas, estas são as que consegui resgatar até ao momento do sotão da casa dos meus pais. Assim que ganhar coragem para embarcar noutra expedição a um tenebroso local cheio de pó, teias de aranha, aranhões e outros bichos com muitas patas, voltarei a atualizar a coleção 😉

100% Sega e Nintendo: 1
Bestial: 1,3
BGAMER: 20,21,24,35,49,53,54,57,58,71,73,92
Club Nintendo: 1,2
Clube Sega: 1
Computer and Videogames: 170
Consoles+: ?(não sei o nº, falta-lhe a capa)
Edge: 28
Game Pro: 50
Games Master: 9,24,25
Hobby Consolas: 1,14,19,20,21,22,23,25,26,27,28,29,30,31,32,33,35,36,37,38,39,42,43,45,47,49,52,55
Jogos Video: 1
Joystick: 47,58,64,139,150
Mega Force (PT): Completa (1-26)
Mega Force (FR): 35
Mega Power: 1,12
Mega Score: 1,2,3,7,9,14,15,17,71,79,81,83,85
Mega Sega: 3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,16,17,18,19,20,21
Micro Mania: 1,2,3
Multi Consolas: 17,21
PC Louco: 17,18,19,20
Player: 34
Playmania: 34
Playstation 2: 11,15,21
Playtime: ?(não sei o nº, falta-lhe a capa)
PSM2: 4
Retrogamer: 106
Sega Pro: 35,44,50,51,54,55,56
Sega XS: 6
Super Jogos: 1,2,3,4,5,7,8,9,10,11,12,24,25,26,28,29,32,34,35,36,37
Super Juegos: 7,8,14,15,18,25,30
Super Power: 1
Todo Sega: 16,17,29

Total: 132

Pois é… no meio de tanta revista apenas tenho um set completo, a Mega Force portuguesa 😦
Se tiverem aí por casa revistas que não queiram e o destino delas for o lixo (ou pior), digam-me que arranjo lá um cantinho para elas!

 

Inteh!

Posted on November 7, 2014, in Memórias, Revistas and tagged , , , . Bookmark the permalink. 10 Comments.

  1. A primeira bgamer ainda me lembro, comprei um dia que estava na casa do meu primo em Vialonga! Obriguei-o a ir ao quiosque para a ir buscar porque sabia que era aquele dia que ia sair, já tinha visto anúncios à mesma 😀

  2. Bgamer… uma pena que tenha acabado a edição em papel :/

    Eu acho que não tenho a primeira.. quando me apercebi dessa revista já tinham saído alguns números.

  3. Gostava de voltar a ver essas Mega Force…Não há scans completos dessa revista na net o que é uma pena…há muitos scans de revistas estrangeiras mas nada da saudosa Mega Force…

    • É uma questão de vires passando aqui pelo cantinho … 😉

      Comecei no ano passado a digitalizar o nº1 e concluír com o fullset. Isso a modos que ficou parado porque o meu scanner passou a funcionar pouco mais que um pisa-papeis. Agora que tenho outro, a ver se pego nesse projecto outra vez!

      • Isso seria fantástico drac0nian…tenho tantas saudades de a voltar a ver…as memórias…tu percebes…

  4. Estava eu a navegar na net em busca de imagens quando encontro a tua colecção de revistas. Através da marca de água cheguei ao blog. Então não é que tens algumas das revistas que editei à mais de 20 anos. 🙂 É isso, a Revista PC Louco, eu não tenho nenhuma imagina! Se vires este post e quiseres contactar, terei todo o gosto em te as comprar! Um forte abraço.

    antonio.x.basto@gmail.com

    • Olá António! Em primeiro lugar obrigado pela visita aqui ao cantinho e, também, obrigado pelo teu trabalho nas revistas PC Louco!!
      A par com a Mega Force, foi a revista a nível nacional que mais gostei. Devo.as ter práticamente todas mas inflezimente ainda só consegui resgatar essas da foto do sotão dos meus pais.

      Tenho pena, mas não irei vender… pertencem ao meu conjunto de memórias desse tempo 🙂

      Vai passando por cá, faz parte dos meus objectivos digitalizá-las, assim como outras da minha colecção,

      Abraço

  5. Olá drac0nian, tenho muitas revistas de videojogos (Maxi/Multi Consolas, PSM2, Mega Score, BGamer, entre outras) e pretendo vendê-las. Por ventura estarias interessado em conhecer a minha colecção?

    Cumprimentos

  1. Pingback: Falta de jeito | inmiracleworld

Leave a Reply

Old School Game Blog

Amiga enthusiasm, retro gaming passion

Mr Oliver.

Gaming, Music & Movies

Stuart Williams' MICRO MUSINGS

ramblings of a home computer hack

Retro Computing News

computer history, retro gaming and computing today

ancientelectronics

retro computing and gaming plus a little more

inmiracleworld

Ressuscitando o passado...

The Perfect Bit

O diário de um nerd (muito pouco) anónimo

BPMS Tutorials

Tutorials on the Best BPMS out there!!

Ainda sou do tempo

Ressuscitando o passado...

SHUGAMES !

Ressuscitando o passado...

Indie Retro News

Ressuscitando o passado...

Recuerdos de 8 Bits

Ressuscitando o passado...

Retroinvaders

Ressuscitando o passado...

Os Invasores

Ressuscitando o passado...

Arkade

Jogos, Tecnologia, Cultura e Revista Online de Games

GreenHillsZone

Colecção de videojogos - alguns "rants" e análises

Revista Digital de Videojogos PUSHSTART

A vossa revista digital de videojogos

oldgamesftw.wordpress.com/

Vencendo com games clássicos e atuais!

Gamer Caduco

Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.

O Cantinho de Bia Chun Li

Ressuscitando o passado...

Sega-16

Ressuscitando o passado...

08tohkun

Ressuscitando o passado...

Santa Nostalgia

Ressuscitando o passado...

Infoconsolas

Ressuscitando o passado...

.::RetroPTgameR::.

Ressuscitando o passado...

Índios e Cowboys

Ressuscitando o passado...

QG Master

Ressuscitando o passado...

Vintage Computing and Gaming

Ressuscitando o passado...

Retro Video Gaming

Atari, Sega, Nintendo & Famicom reviews, videos, cover art and more!

Retro Games Collector

Ressuscitando o passado...

Retro Games Revival

Ressuscitando o passado...

ComuDoMega 13.8

Um Blog sobre o Mega e muito mais...

Game Over

Ressuscitando o passado...

elretroconsolero

Ressuscitando o passado...

Retro Megabit

Sharing My Retro Video Game Collection.

The Retroist

Retro Blog and Podcast

