Coleccionador: o estranho ser

Comecei o meu modesto ajuntamento, AKA coleccionismo, de jogos e consolas/computadores em 2013. Apesar de ainda só se terem passados dois anos desde que faço parte deste lote de indivíduos, após começar depressa me apercebi que naturalmente esta malta divide-se em várias estirpes, conforme a personalidade, as próprias colecções e vá… a mania que têm.
Quem estiver a ler estas linhas e partilhe da mesma paixão, sabe bem do que estou a falar.

Apesar de não ser novidade para ninguém, e como forma de ajuda introdutória para os leitores fora deste meio, aqui fica o que os tipos do Wikipédia entendem por coleccionismo de videojogos:

Video game collecting is the hobby of collecting and preserving video games, video game consoles, and related memorabilia. Most video game consoles, and their games, are considered to be collectors’ items years after their discontinuation due to their functional longevity and cultural significance. Collectors usually narrow their search to games holding characteristics they enjoy, such as being published for a specific video game console, being of certain genre, or featuring a specific character.

Ao longo deste tempo que tenho convivido com outros colegas de hobby, partilhado experiências em comunidades online e lido bastantes crónicas nos blogs de alguns, consegui identificar uma dúzia de categorias para tipificar os vários tipos de coleccionadores.

Assim e, em jeito de sessão de TOP+ das tardes de Domingo, aqui ficam elas:

O papão
Aquele que quando vai fazer negócio a uma loja, feira de velharias ou outro qualquer local trás sempre o saco cheio de jogos, independentemente se colecciona esses sistemas ou não. Normalmente no mesmo dia do raid coloca as fotos na net.

O picuinhas
Só colecciona o que estiver em estado mint, e acima disso. Loose carts só servem para pesa-papéis e manuais com dobras nas pontas ou marcas de uso não entram na colecção. Quando nasceu, a enfermeira entregou-o aos pais com as letras CIB bordadas na manta.

O banqueiro
Compra tudo que seja negócio da china. Apenas porque pensa que a longo prazo, se deixar de coleccionar, tem o retorno garantido. É comum encontrar nestas colecções itens que nem o dono sabe como é que foram lá parar.

O jogador
A grande maioria da colecção assenta em jogos que conhece ou que lhe foram recomendados. Boa parte do seu acervo já foi zerado, os que ainda não foram, estão na calha para irem a seguir.

O sem abrigo
É aquele que dado o número de jogos, consolas, revistas, merchandise e restante tralha associada ao tema, está prestes a dormir na rua porque a colecção ocupa o espaço todo de casa.

O prateleiras
Compra para mostrar aos outros o que tem. Se perguntarem se tem jogado alguma coisa, vai responder “no telemóvel também conta?”. Alguns dos títulos que tem estão selados e assim vão continuar. Se saíram assim de fábrica, então é para manter.

O viciado
Adormece a pensar na próxima aquisição e acorda com o dedo no “Buy it now”. Para estes a wishlist, quando ainda existe, é atualizada diariamente face ao ritmo que a colecção cresce. Pelo menos por uma vez já olhou para o carro e pensou quantos jogos é que aquilo daria para comprar. O ebay é o seu paraíso.

O (re)vendedor
Na realidade não colecciona nada, embora diga que sim. O principal foco é fazer guito comprando barato para depois vender caro. Normalmente a malta topa-os a milhas.

O todo-poderoso
Aquele que ainda não era nascido mas já coleccionava. Conhece todos os jogos e mais alguns. As verdadeiras pérolas deste estereótipo são jogos que ninguém conhece, mas que custam sempre acima de 200€. Moram na rua porque em casa todo o espaço é pouco para ostentar a colecção cujo tamanho está relacionado com o ego.

O sniper
Este conhece bem os seus objetivos. Dedica-se apenas a alguns sistemas e tem bem definidas as orientações da sua colecção para não se desviar do alvo. Merecem uma medalha pelo esforço constante.

O nostálgico
Aquele que colecciona com emoção. A colecção é um espelho dos seus “bons velhos tempos” e que lhe permite, de certa forma, reviver parte do passado.

O amigo
Este vai mantendo uma colecção discreta, no entanto na sua mira estão sempre os bons negócios. Não se importa de não ficar com determinado jogo porque sabe que um amigo já procura esse título há mais tempo.

Então conhecem alguém em que pelo menos uma destas categorias encaixa que nem uma luva? 🙂

Eu pessoalmente, e após muita consideração, concluo que nenhuma delas descreve adequadamente o meu género. Talvez o nome mais indicado seja O biscateiro.

Pois, é verdade.
Inicialmente comecei como nostálgico, afinal para todos os que coleccionam retro, isto é uma regra. A seguir evoluí para o jogador, depois de uma curta passagem pela casa do sniper e dou por mim novamente de volta à nostalgia com um espectro bastante mais alargado. A maioria do meu pouco-quase-nenhum tempo que tenho para este hobby deveria utilizá-lo usufruindo dos jogos e sistemas que tenho, mas não. Gasto o tempo a fazer mods, manutenções, reparações, arrumações e outros ões em geral. Resumindo, tempo para jogos nada, porque este é gasto em biscates.


Intéh!

Advertisements

Posted on December 14, 2015, in Scrap Brain Zone and tagged , , . Bookmark the permalink. 6 Comments.

  1. ToZe(Ex-Touareg)

    Podias ter jogado qq coisa em vez de escreveres isso 😛

  2. Grande artigo Jorge! Nem sei em qual me enquadro mas certamente é um misto de muitas coisas… gostava de dizer que é o “jogador” mas infelizmente não há tempo para jogar tudo. Talvez quando me reformar!

  3. Os biscates também fazem parte da vida, mas efectivamente para quem tem uma coleção como a tua é um crime não dares o gosto ao dedo de vez em quando 🙂

    • Sim, também é o que sinto. Aquelas maquinetas todas merecem mais do meu tempo, deviam servir o propósito para que foram construídas. Tenho é que pesar se compensa a ameaça dos sacos do continente à porta!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Old School Game Blog

Amiga enthusiasm, retro gaming passion

Mr Oliver.

Gaming, Music & Movies

Stuart Williams' MICRO MUSINGS

ramblings of a home computer hack

Retro Computing News

computer history, retro gaming and computing today

ancientelectronics

retro computing and gaming plus a little more

inmiracleworld

Ressuscitando o passado...

The Perfect Bit

O diário de um nerd (muito pouco) anónimo

BPMS Tutorials

Tutorials on the Best BPMS out there!!

Ainda sou do tempo

Ressuscitando o passado...

SHUGAMES !

Ressuscitando o passado...

Indie Retro News

Ressuscitando o passado...

Recuerdos de 8 Bits

Ressuscitando o passado...

Retroinvaders

Ressuscitando o passado...

Os Invasores

Ressuscitando o passado...

Arkade

Jogos, Tecnologia, Cultura e Revista Online de Games

GreenHillsZone

Colecção de videojogos - alguns "rants" e análises

Revista Digital de Videojogos PUSHSTART

A vossa revista digital de videojogos

oldgamesftw.wordpress.com/

Vencendo com games clássicos e atuais!

Gamer Caduco

Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.

O Cantinho de Bia Chun Li

Ressuscitando o passado...

Sega-16

Ressuscitando o passado...

08tohkun

Ressuscitando o passado...

Santa Nostalgia

Ressuscitando o passado...

Infoconsolas

Ressuscitando o passado...

.::RetroPTgameR::.

Ressuscitando o passado...

Índios e Cowboys

Ressuscitando o passado...

QG Master

Ressuscitando o passado...

Vintage Computing and Gaming

Ressuscitando o passado...

Retro Video Gaming

Atari, Sega, Nintendo & Famicom reviews, videos, cover art and more!

Retro Games Collector

Ressuscitando o passado...

Retro Games Revival

Ressuscitando o passado...

ComuDoMega 13.8

Um Blog sobre o Mega e muito mais...

Game Over

Ressuscitando o passado...

elretroconsolero

Ressuscitando o passado...

Retro Megabit

Sharing My Retro Video Game Collection.

The Retroist

Retro Blog and Podcast

%d bloggers like this: