Flashback: Maio 1986
Actualmente a escolaridade mínima obrigatória é o 12º ano ou o estudante completar os 18 anos mas, há 30 anos, no dia 9 de Maio, o Parlamento fixou o limite no 9º ano que esteve em vigor até 2009.
Neste mês o Correio da Manhã dá conta de uma evolução tecnológica em Portugal, numa das raras vezes em que esta publicação não é composta exclusivamente por assassínios, roubos, raptos, acidentes ou outras notícias decadentes. Assim, no dia 11, O Museu da Cruz Vermelha torna-se o primeiro dotado de computador em Portugal, “numa iniciativa única no país”. O computador que “Por meio deste sistema, todos os objectos estão numerados e classificados quanto à característica e origem”, foi instalado à porta do museu. A inauguração decorreu por ocasião do 123.º aniversário da Cruz Vermelha Internacional. Não consegui apurar que máquina era, mas quem sabe se não foi um dos últimos Ener 1000…
Já que falei no Correio da Manhã, este alerta que Portugal estava na mira de terroristas financiados pela Líbia, nomeadamente no caso de uma organização designada “Chamada de Jesus Cristo”.
Lá fora, poucos dias depois do terrível acidente nuclear em Chernobil no dia 26 de Abril, ainda sem números finais da quantidade de vítimas, Gorbatchev dirige-se à população informando que se encontram 229 pessoas hospitalizadas com vários níveis de leucemia. Infelizmente nos anos seguintes viemos a confirmar que este número viria a aumentar bastante.
Do outro lado do Atântico no dia 19, ou melhor, na noite 19, esta foi baptizada como “A Noite Oficial dos OVNIs” por “ovnólogos” Brasileiros. Nessa noite, vinte e um Objetos Voadores Não Identificados foram detectados pelos radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo pertencentes ao CINDACTA I. Este evento durou aproximadamente três horas, e pode ser observado nos estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O então Ministro da Aeronáutica confirmou numa entrevista com os pilotos dos caças, o acontecimento. Escusam no entanto de procurar documentos oficiais sobre o caso porque não vão encontrar. Nunca foram revelados ao público.
A acabar o mês, começa no México o Campeonato do Mundo de Futebol. Portugal lá conseguiu carimbar o passaporte com uma sorte do caraças. Quando tudo parecia perdido, um golaço de Carlos Manuel dita a vitória sobre a Alemanha na fase de qualificação. Na fase de grupos que há partida parecia acessível, a Inglaterra, Polónia e Marrocos ficaram todos acima de Portugal na classificação. Este resultado foi alavancado pela indisciplina do grupo.
Na música os AC/DC dão a conhecer o álbum Who Made Who que seria uma compilação de músicas utilizadas no filme de Stephen King, Maximum Overdrive. Entre as faixas encontramos clássicos como You Shook Me All Night Long e Hells Bells. Em 26 de maio é lançado um single que alcançou o nº1 na tabela de vários países e que garantiu ao álbum homónimo vendas superiores a 10 milhões de unidades no mundo inteiro: The Final Countdown dos suecos Europe.
No states, os jactos F-14 Tomcat tomavam de assalto os cinemas. Top Gun de repente torna-se no filme mais rentável desse ano, facturando mais de 8 milhões de dólares apenas na primeira semana. De repente todos queriam ser pilotos de caças, eu incluído. Não nego que revi o filme umas dezenas de vezes, mas a minha cara-metade elevou o patamar de visualizações, chegando ou extremo de decorar todas as falas do filme… até hoje!
Já se sabe que está em vias de facto um Top Gun 2 e que conta mais uma vez com Tom Cruise, vamos a ver ser um tiro no pé…
Ainda no cinema tivemos a estreia de mais um clássico do Stallone: Cobra. Inicialmente a crítica arrasou o filme, assim como a actuação de Sylvester, mas acabou por tornar-se um sucesso de bilheteira tendo rendido mais de seis vezes o seu custo de produção.
Ainda nestes mês, e numa altura em que um computador portátil Tandy 600 Portable só custava $1600, observámos o (re)lançar da consola Atari 7800 e também o nascimento, a sério, de um género de jogos de computador muito querido pelos gamers hoje em dia. Sim, estou a falar de RPGs e do Dragon Quest da Enix.
Sem mais demoras deixo agora uma amostra dos jogos que foram lançados para os vários sistemas neste período:
Para finalizar, aqui ficam algumas publicidades em revistas de jogos, em Abril de 1986:
Inteh!
Posted on May 30, 2016, in Scrap Brain Zone and tagged Dragon Quest, Ener 1000, Europe - The Final Countdown, Mexico 86, Top Gun. Bookmark the permalink. 1 Comment.
O Flyer do Batman tá porreiro 🙂