Parabéns Genesis!
Foi ontem, dia 14, que a Genesis (Mega Drive) comemorou o 27º aniversário do lançamento na América do Norte. Este mercado, dominado quase que tiranamente pela Nintendo, deixava pouca ou nenhuma margem para quem se quisesse aventurar. A SEGA fê-lo, a muito custo. Apesar do hardware superior à NES, não foram momentos fáceis, os primeiros tempos desta consola nos states. As coisas mudaram quando Thomas Kalinske aceitou o convite de Hayao Nakayama e em 1990 assumiu o cargo de CEO da Sega of America.
As estratégias de Kalinske e a sua equipa, principalmente o marketing agressivo em relação à Nintendo, e o foco na experiência arcade em casa, levaram ao sucesso da Genesis em pouco tempo. As estatísticas apontam para cerca 20 milhões de unidades vendidas naquele mercado com o Sonic a dar um valente empurrão nos números.
Durante alguns anos a SEGA chegou mesmo a ter maior fatia no mercado de videojogos, ultrapassando a Nintendo. Provávelmente a indústria de videojogos tal como a conhecemos hoje, poderia não existir, se não tivesse sido o lançamento daquela consola, em 14 de Agosto de 1989.
Intéh!!
Posted on August 15, 2016, in Mega Drive, Sega and tagged Genesis, US launch. Bookmark the permalink. 6 Comments.
27 anos….Estamos velhos 🙂 … Ainda hoje penso como seria se a SEGA “não tivesse ido ao charco”… a Dreamcast tinha tanto potencial e na minha opinião não ficava atrás de uma PS2… Porque raio não continuaram?…Só sei que uma grande fatia da minha saudosa infância se deve a esta “GRANDE MÁQUINA”(Mega Drive)… As reuniões com o pessoal,campeonatos de FIFA a 4 das 14h00 até ás 6 da manha do dia seguinte, “Patadas na Boca” no Mortal Kombat e Street Fighter até doer as falanges dos dedos… Até tenho saudades dos anúncios da SEGA na tv… Faziam mesmo “água na boca”…
Eu ainda não perdi a esperança que a SEGA volte ao hardware com uma nova consola… fiquei bastante triste na altura quando li que a SEGA apenas se ia dedicar à produção de software, para outras consolas 😥
Infelizmente não pude ter uma Mega Drive back in the day, mas salivava com aqueles anúncios da TV! Foram tantas as horas em casa de amigos agarrados ao comando e a mandar bitaites!
Sega no hardware ?! … a Nintendo vai para o mesmo caminho … A Sega está a morrer até como software developer. De nada adiantou a aquisição da Sammy …
Eu ainda sou dos que acha que na Saturn e na DC o problema da sega foi que se “limitaram” a fazer conversões arcade e focarem-se pouco no desenvolvimento de titulos exclusivos first party como a Nintendo …
Sega Rally, Daytona, VFighter, Crazy Taxi, etc são divertidos mas pouca longevidade …
A Sega teve vários problemas, mas a maior parte prendeu-se com más decisões quanto a novo hardware e timings de lançamento… não com os jogos.
E estás enganado quando dizes que a Sega está mal:
http://segabits.com/blog/2016/08/02/sega-financial-report-digital-and-physical-sales-up-sees-physical-sales-rising-in-future/
Epá … não digo que não tenhas razão nisso. Mas compara um sega rally ou um daytona com o gran turismo ou um collin macrae (ou o tommy makinnen rally)… e vê em que jogos tens mais longevidade e retorno financeiro. As conversões da Sega tinham 3/4 pistas … o mesmo se passou com a PS2. A XBOX 1 que foi uma espécie de Dreamcast 1/2 obteve mais sucesso porque o catálogo foi mais diversificado …
É um bocado o que se está a passar com a Wii U neste momento … ela existe mas regra geral o público não se apercebe dela, e não são os core gamers que dão dinheiro a ganhar às empresas, vão sendo os gamers casuais.
A sega adquiriu a Sammy (máquinas de pachinko e tb alguns fighters, salvo erro o Guilty Gear e afins) mas … vi algures que essa aquisição não tem sido aproveitada.
Quanto a fazer uma nova consola … nos dias que correm é barato, pegas num sistema android e tens n titulos disponiveis, a Nintendo se lançasse um sistema android deles vendia como pães quentes … nem tinham que competir com a sony ou a microsoft, pois mais vale não entrar em guerras, seria mais fácil dar uma coisa diferente ao público em vez de dar mais do mesmo, que foi onde a Wii original foi buscar o seu sucesso 🙂
Mas … eu nem tenho tempo pra jogar 😛
“e vê em que jogos tens mais longevidade e retorno financeiro”
Tens razão. Os poucos tascos que ainda têm arcades, o que lá vês são Sega Rallys, Daytonas e afins… esses jogos é que deram grande retorno 😛
Independentemente de tudo isso, se a sega lançasse outra consola, tinha o meu dinheiro como certo. Até podia aproveitar a modinha e fazer uma mini Mega Drive 😀