Novidades 08/2017
Já há quase um ano (faltam poucos dias) que não publicava nada sobre as novas entradas na colecção (ou ajuntamento). Não porque não existissem novidades mas devido ao culpado do costume. O tempo. Como ele não estica e nem sempre podemos fazer tudo o que queremos, há que priorizar.
Ao longo destes meses todos comprei algumas coisas, embora em menor quantidade que noutros periodos, e também tive algumas ofertas aqui para o meu pequeno museu.
Como de costume começo então pelos agradecimentos. Em primeiro lugar para o Immortal do Retromania.pt por ter orientado o negócio da televisão Frontech e me a ter enviado muito bem acondicionada. Esta maravilha, ainda dos anos 70, chegou cá impecável e está a bulir com o clone da Atari 2600 (até chegar o original!)
Agradeço também ao ToZe(Ex-Touareg, aka Wanted,UnknowSoldier,IZNoGouD,… 😛 ) por ter orientado a Philips CD-i com os acessórios e alguns títulos. Na verdade já tenho a CD-i há uns 3 anos, mas só agora entra nas novidades pois tem estado encaixotada e só agora víu a luz do dia!
De seguida, o meu obrigado ao Gonçalo Ferreira por me ter trazido as cerca de 50 revistas Maxi/Multi Consolas. Estão em muito boa condição e com os posters incluídos. Thanx!
Por último, obrigado ao Rafael Lanita pela entrega segura do The Sega Control Stick 🙂
Passamos então às restantes novidades. Como comandos nunca os temos a mais, consegui uns gamepads para ligar aos PC’s mais antigos e ainda um QuickShot Maverick para Atari/Sega/Commodore em estado NOS (New Old Stock). Vai permanecer assim selado até ao que tenho a uso deixar de funcionar.
Mais acima falei num clone da Atari 2600, aqui está ela: TV Game com 192 jogos em memória. Parecem muitos jogos mas não se iludam, é quase tudo igual com pequenas variações. Bem… ao menos serve para testar a televisão.
Por falar em televisão, recentemente foi adoptada (de um destino trágico) mais uma besta de 50kg, uma Sony KV-29FX20E. Com chassis FE-1A é ideal para retro tal como a irmã mais nova que já cá mora. Está ligada de momento à Playstation e ao Philips CD-i mas entretanto vai levar com a Turbografx-16 e com um PC a 240p com o LaunchBox para aqueles jogos que valem a pena serem jogados mas que a carteira não lhes consegue chegar…
Durante este último ano acrescentei ao espólio duas consolas Xbox da primeira geração, a edição normal e a Crystal e ainda, embora não seja retro, uma Xbox 360. Enquanto as primeiras já têm o CoinOPS, a 360 ainda não sei bem o uso que lhe vou dar porque é consola que não me atrai minimamente…
Algures no ano passado o Andrew Spud do grupo VIDEOGAMERS.PT no Facebook postou uma incrível promoção para a edição Limited Deluxe do livro Art of Atari que não pude deixar passar! Ainda fui também a tempo do reprint do fantástico Sega Mega Drive/Genesis: Collected Works. Juntei também à colecção o NES/Famicom: a visual compendium e Commodore Amiga: a visual Commpendium. Playing With Power: Nintendo NES Classics e o Playing at the Next Level: A History of American Sega Games também fazem parte do lote de livros que aguardam algum tempo dedicado.
Ainda na literatura e, em adição às MultiConsolas que falei acima estão as edições da revista PUSHSTART que saíram até agora e para as quais contribuí com alguns artigos. Encontrei por cá à venda a revista Nintendo World Collection, que é uma publicação Brasileira de 2014.
Quando saíu a Nintendo NES Classic Mini optei por não comprar pois considero que jogar aqueles títulos numa TV HD é um insulto àquelas obras. Têm que ser jogados num CRT, nem que seja por RF… Quando já toda a gente falava que a consola andava esgotada em todo o lado eu vi algumas unidades na Fnac aqui da zona. Pensei melhor e acabei por comprar uma antes que me arrependesse, e tivesse que pagar um rim por ela. Afinal pensei certo, apesar de continuar fechada na caixa. É meramente um objecto de colecção…
O último destaque vai para um objecto que cobicei há já uns bons 25 anos… Uma mochila do Sonic! Esta maravilha era vendida através do Clube Sega e naquela altura não havia financiamento para ela 😦 Felizmente consegui adquirir uma há pouco tempo e nova! 🙂
Por último, aqui ficam os jogos que fui arranjando para cada sistema:
Master System
– Alf
– Assault City
– Fire & Forget II
– Heroes of the Lance
– Joe Montana Football
– World Class Leaderboard
– Zillion II
Mega Drive
– Aladdin
– Art Alive
– Blades of Vengeance
– Bloodshot
– Castle of Illusion Starring Mickey Mouse
– Cyberball
– David Robinson’s Supreme Court
– Dynamite Duke
– Gynoug
– Mega Everdrive X7
– Mighty Morphin Power Rangers – The Movie
– Pro Action Replay
– Shinobi II
– Shinobi III
– Strider II
– Super Hang On
– The Adventures of Batman & Robin
– The Lost Vikings
– Toki
NES
– Everdrive N8
– Cartucho com 150 in 1
Super Nintendo
– Axelay
– 6 Player Adaptor
Nintendo 64
– Forsaken
– Star Wars – Episode I Racer
XBOX
– 4×4 Evo 2
– Amphed 2
– Carve
– Chase – Hollywood Stunt Driver
– Cold War
– Dead or Alive 3
– Enter The Matrix
– Fable
– Fifa 2004
– Midtown Madness 3 / Halo
– NBA Inside Drive 2004
– Prince of Persia – The Sands of Time
– Stolen
– Syberia II
– Tao Feng – Fist of The Lotus
– Tony Hawk’s Pro Staker 4
XBOX 360
– Burnout Paradise Ultimate
– Fifa 09
– Final Fantasy XIII
– Prince of Persia
– Red Dead Redemption
– Sega All Stars Racing
– Street Fighter IV
Intéh!
Posted on August 24, 2017, in Clube Sega, Coleção, Master System, Mega Drive, NES, Nintendo 64, Revistas, Saturn, Sega, SNES, XBOX, XBOX 360. Bookmark the permalink. 4 Comments.
Camarada… dá gosto ver a tua colecção… não vejo aí nada que eu não goste… admiro o pessoal que preserva estas coisas… nehum item da minha infância sobreviveu ao tempo… nem um só berlinde… obrigado por partilhares isto “com esta meia dúzia de pardais que aqui pousam” (sem ofensa)… como dizia o outro “são poucos,mas são bons”… agora lembrei-me de uma coisa… isto não te vai ser util em nada mas não deixa de ser um artefacto histórico e eu até achei piada em experimentar (matou-me a curiosidade)… tens aí um IBM… pega lá uma ferramenta “da grande era ” https://segaretro.org/TUME … é o editor de mapas oficial que foi usado para criar mapas para jogos como Aladdin , Cool Spot , Earthworm Jim,Lion King,etc … hoje em dia é freeware … funciona com o emulador DOSBox (é o que eu uso) mas tu tens o teu IBM logo deve ser “outra coisa”… demonstração em video (tutorial) incluído na página…se tiveres curiosidade… e tempo… 😉
Por acaso tive a sorte de guardar algumas coisas da minha infância… quero dizer… não sei bem se foi guardar oi se foi esquecer que as coisas existiam algures em caixotes no sotão 😛
Esse TUME não conhecia mas sou menino para daqui a uns tempos o experimentar. Não me parece é que vá ser fácil depois integrar os assets criados nas roms dos jogos, mas… nada como experimentar 😉
Obrigado pela partilha!
O TUME tem potencial para ser usado nesta nova onda de “criações caseiras” ( apesar de ser uma ferramenta criada em 1989…)… mas isso só para quem sabe…não percebo nada de programação de jogos, mas sempre fui curioso em saber como todos estes jogos foram feitos na altura e não deixa de ser um “pedaço de História”…
Essa TV velhota tem bom aspecto 🙂