1º Torneio nacional de videojogos/troféu Trinaranjus

Ainda decorria a euforia de ter recebido a Master System e, pouco tempo depois de me ter tornado sócio do Clube Sega, eis que me deparo com a possibilidade de poder defrontar outros jogadores, em partidas de jogos Sega. Estávamos em 1993 quando vi o cupão de inscrição ou numa das cartas do clube, ou numa revista Mega Force, a memória já não me consegue ajudar neste ponto…

Boletim de inscrição

Não percebo como foi anúnciado como sendo o primeiro torneio nacional, quando em 1992 a revista nº1 do clube sega relatava os resultados de outra competição, em Junho de 1992, para o apuramento do campeão nacional a representar o nosso país na final europeia. Também não sei se membros de outras comunidades (Spectrum? Amiga? Nintendo? PC?) tinham feito algum torneio antes deste…. adiante, o desafio estava lançado!

Fiz a minha inscrição para a prova em Almada e algumas semanas depois:

Envelope

Confirmacao Inscricao

Regulamento

 

 

 

 

 

 

Este torneio era composto por três fases, em que em cada das duas primeiras (Porto e Lisboa) eram seleccionados dois jogadores para competirem entre si na finalíssima, nos estúdios da RTP e com direito a transmissão televisiva. Tenho algures em casa dos meus pais uma K7 VHS com a gravação desta emissão, assim que a encontrar converto o video e atualizo este post.

Como podem ver no regulamento, o torneio assentava em quatro fases, em que cada uma delas a passagem à próxima era determinada pela prestação em vários jogos. 1º – Super Monaco GP 2, 2º – Sonic 1 / Sonic 2, 3ª – Jurassic Park, 4ª – Cool Spot. No fim desta última eram apurados os dois finalistas na final do Mortal Kombat. Todas as provas eram feitas em consolas Mega Drive. Eu nunca tinha visto tantas televisões e  Mega Drives no mesmo espaço… eram filas e filas de consolas dentro daquele pavilhão. Podem acreditar… deviam de ser bem perto de 100 consolas ligadas…

 

A única foto que sobreviveu (nesta altura não havia máquinas digitais!)

A minha prestação neste torneio não foi tão miserável quanto eu inicalmente pensava que seria, ainda assim foi mázinha! Quando vi no regulamento que o primeiro jogo era de Fórmula 1, pensei: “Já foste!”… O meu forte nunca foram jogos de corridas. A coisa até não correu mal e lá consegui fazer parte do lote de jogadores que passou á primeira fase. Na próxima eu pensei: “Eish.. o Sonic! Está garantido!!” E lá vou eu de amealhar pontos e anéis pela Green Hill Zone fora, mas.. 3 minutos para jogar? “Isto dá para fazer uma perninha ao segundo nível!” Siga! Tabuleta pelo ar e o Sonic a contar pontos pelo segundo acto fora… até que…. toca o sinal sonoro para fim da partida. Hora de colocar a consola em pause e contar os pontos para passar ao Sonic 2.

Escusado será dizer que fui desclassificado porque, segundo o regulamento (que não prestei atenção nesta parte), os jogadores não podiam passar de nível. Fiquei desolado….
Ainda lá fiquei mais um pouco, até receber o prémio de consolação diploma de participação.

Prémio de consolação!

Para além do diploma ainda acabei por trazer para casa uma t-shirt da Sega, que o Sonic lá andava a distribuír… (da t-shirt é que não restam fotos).

Em novembro, a revista Mega Force trazia uma página com os detalhes da finalíssima e fotos dos vencedores. Damn! Aquele MegaCD deveria ter sido para mim!! Street Fighter era “a minha praia”!

Apesar de ter sido eliminado no torneio, foi uma boa experiência. Nunca tinha visto tanta consola e “viciados” juntos, ainda troquei umas dicas de jogos com outros concorrentes. Fiz novos amigos. Cheguei ainda a emprestar/emprestarem-me jogos pelos correios durante uns tempos, com pessoal que lá conheci.

Deste torneio ficam-me boas recordações, mas destaco três que me estão especialmente na memória:

– Foi a primeira vez que me lembro de ir de carro a Lisboa com os meus pais, só tinha ido em excursões viagens de estudo (viagens longas eram escassas naquela altura);
– Foi a primeira vez que comi um cachorro quente! (ok, eu admito… o matarruano da aldeia vai à cidade..);
– Foi a primeira vez que ouvi a música What Is Love do Haddaway (como banda sonora na reportagem da RTP).

 

Intéh!

Posted on October 10, 2014, in Clube Sega, Memórias and tagged , , , . Bookmark the permalink. 2 Comments.

  1. As coisas que tu te lembras …

  2. Belo pedaço de história disponibilizado na internet! Obrigado

Leave a Reply

Old School Game Blog

Amiga enthusiasm, retro gaming passion

Mr Oliver.

Gaming, Music & Movies

Stuart Williams' MICRO MUSINGS

ramblings of a home computer hack

Retro Computing News

computer history, retro gaming and computing today

ancientelectronics

retro computing and gaming plus a little more

inmiracleworld

Ressuscitando o passado...

The Perfect Bit

O diário de um nerd (muito pouco) anónimo

BPMS Tutorials

Tutorials on the Best BPMS out there!!

Ainda sou do tempo

Ressuscitando o passado...

SHUGAMES !

Ressuscitando o passado...

Indie Retro News

Ressuscitando o passado...

Recuerdos de 8 Bits

Ressuscitando o passado...

Retroinvaders

Ressuscitando o passado...

Os Invasores

Ressuscitando o passado...

Arkade

Jogos, Tecnologia, Cultura e Revista Online de Games

GreenHillsZone

Colecção de videojogos - alguns "rants" e análises

Revista Digital de Videojogos PUSHSTART

A vossa revista digital de videojogos

oldgamesftw.wordpress.com/

Vencendo com games clássicos e atuais!

Gamer Caduco

Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.

O Cantinho de Bia Chun Li

Ressuscitando o passado...

Sega-16

Ressuscitando o passado...

08tohkun

Ressuscitando o passado...

Santa Nostalgia

Ressuscitando o passado...

Infoconsolas

Ressuscitando o passado...

.::RetroPTgameR::.

Ressuscitando o passado...

Índios e Cowboys

Ressuscitando o passado...

QG Master

Ressuscitando o passado...

Vintage Computing and Gaming

Ressuscitando o passado...

Retro Video Gaming

Atari, Sega, Nintendo & Famicom reviews, videos, cover art and more!

Retro Games Collector

Ressuscitando o passado...

Retro Games Revival

Ressuscitando o passado...

ComuDoMega 13.8

Um Blog sobre o Mega e muito mais...

Game Over

Ressuscitando o passado...

elretroconsolero

Ressuscitando o passado...

Retro Megabit

Sharing My Retro Video Game Collection.

The Retroist

Retro Blog and Podcast

