O primeiro filme (de um jogo)…

… que eu vi, foi certamente o Street Fighter. Pelo menos não me lembro de ver outro antes e, sejamos francos, o catálogo de adptações de videojogos para o cinema também não era abundante. Assim de cabeça, e antes deste, apenas me lembro do Mario Bros. e do Double Dragon.

Algures no Verão de 1995 lá fui ao cinema ver os personagens que eram responsáveis por me reduzirem drasticamente os trocos da carteira. Estava reticente no que iria esperar, afinal de contas, o “meu mundo” de Street Fighter assentava essencialmente em meter 100$00 na máquina, escolher o Ken e Siga! Conhecer a história das personagens? Nada Pouco.

Com estreia nos States na véspera do Natal de 1994, Street Fighter leva-nos até Banguecoque Shadaloo onde M. Bison (Raúl Juliá) e os seus capangas capturaram alguns membros das NA (Allied Nations). Entre os reféns está um Charlie (futuro Blanka), amigo do Sargento Guile (Van Damme). As vidas destes reféns estão nas mãos de Guile. Será que vão ter um final feliz?
Ao longo da película os jogadores mais atentos vão reconhecer outras personagens como: Ryu, Ken, Cammy, Dhalsim, Zangief, Balrog, Dee Jay, T. Hawk, Sagat, Vega e Honda.

Acredito que vocês já tenham visto pelo menos uma vez este filme, mas tentando não fazer spoilers:
Alguns dos personagens, apesar do nome, pouco mais fazem no filme do que meros figurantes, o que é pena. Para o público em geral este facto é, como diz o outro, “igual ao litro”, mas para a malta que os conhece… pronto…
Aparte do esperável confronto Guile Vs Bison e do “circo”, uma das partes que gostei bastante foi a cena inicial do Vega.
As cenas de acção não me pareceram forçadas e a actuação também não foi robotizada, resumindo, para fim foi um bom filme de acção.

Mas… é impressão minha, ou fui o único que gostou do filme? Ou melhor, reformulando a pergunta: Será que fui o único a ver o filme na altura e gostei de ver os personagens de um jogo favorito em carne e osso, ou deveria ter visto o filme agora 20 anos mais tarde e tecer julgamentos tal e qual um pseudo-crítico cinéfilo, de algibeira?

Deixo a pergunta porque é relativamente fácil encontrar alguém a falar mal do filme, ou reviews negativas a comparar o filme com o jogo e a grande maioria delas, baseadas em opiniões de outros. Mas o que é que esta gente queria/quer?
Pelos comentários parece-me que queriam um filme divido em várias etapas de 99 segundos onde apenas veríamos um lutador VS outro. Não. Provávelmente queriam que as cenas de luta fossem elaboradas tal e qual um Ong-Bak. Não, esperem. O mais certo é desejarem que a edição e os efeitos visuais estivessem ao nível do Interstellar.

Sinceramente… estamos a falar de um filme de 1994, e que neste ano Forrest Gump levou a estatueta para melhores efeitos.. Geez!

É certo que existiram os problemas de Van Damme com substâncias menos legais, a necessidade que a grande maioria dos actores tinha em recorrer a massagens tailandesas, e outros atrasos na filmagens levaram a pressas na fase final do filme.
Também é certo que uma ou outra cena de luta ficou um pouco tosca, gostaria de ter visto por exemplo um Sagat com a sua cicatriz característica e mostrar como é que ele a ganhou. O Honda ser um repórter? Bem… a essência está lá e os $100 milhões de bilheteira comprovam que este Street Fighter não foi um fiasco como muitos apontam.

A CAPCOM gostou do resultado final, eu também gostei!

 

Intéh!

Advertisements

Posted on November 30, 2015, in Filmes, Memórias and tagged , , . Bookmark the permalink. 5 Comments.

  1. Também foi muito provavelmente o meu primeiro filme (de um jogo). Eu, no Verão de 1995, tinha 16 anos acabadiços de fazer. Até lá como não tinha 16 anos não podia entrar em salões de jogos, logo limita-ve a ficar à porta ou à janela do salão de jogos “Bandeira” a ver a malta jogar o Street Fighter 2.

    Gostei tanto do jogo, e como não o podia jogar, quis saber mais. Cheguei a comprar uma revista que falava da criação do jogo, onde se viam os sketches dos cenários de luta, ainda desenhados à mão, falava do processo de criação, explicava o que o Ken e o Ryu diziam quando faziam as “magias” e explicava a história de cada personagem.

    Quando fui ver o filme estava à espera que fossem fieis à história original das personagens, como por exemplo o Jimmy tivesse sido abandonado em bebé na selva e se tivesse transformado em Blanka. Nesse aspeto para mim o filme foi uma verdadeira desilusão na altura. Mas a parte da ação compensou ligeiramente: um miúdo gosta sempre de ver tudo à batatada num filme de ação. Mas pronto: muito sinceramente achei (e continuo a achar) o filme um fiasco. A coisa boa do filme foi que quando fui ver o filme Mortal Kombat já ia à espera de mais um filme “hollywoodesco” que não tivesse nada a ver com a história das personagens do jogo. E enganei-me! O Mortal Kombat foi muito bom e o facto do Street Fighter ter sido tão mau, ainda tornou o Mortal Kombat melhor.

    Mas pronto são opiniões.

    Gostei bastante de ler o que escreveste. Foi uma viagem ao passado! 😉

    • Eu supostamente também não podia entrar em salões mas foram quase a minha segunda casa em Leiria, especialmente o Stop (atrás do cinema).

      Naquela altura dos noventas o que a malta gostava era de pancadaria á brava e, o filme Sreet Fighter, não desiludiu nesse ponto. E ver o Van Damme a distribuír pancadaria era sempre bom 🙂

      O enredo do filme não assenta de facto a historia dos personagens mas ainda assim, foi aprovado pela Capcom e foi o possível em 100 minutos de película.
      Estou esprançoso que agora, os tipos por detrás do excelente trabalho do Assassins Fist, dêm mais novidades!

      O Mortal Kombat que falaste, esse sim, é o Filme! Muito bom e bate aos pontos todos os outros que vieram a seguir. Aliás, de todas as adaptações de jogos para filmes, o Mortal Kombat e o Silent Hill são os que mais gosto.

      Abraço e obrigado pela visita 🙂

  2. Uau o que foste tu buscar ao baú 🙂 …. Queres saber? Eu tinha 13 anos na altura e adorei o filme… temos que ver que é um filme onde entra o João Cláudio ( Van Damme) 🙂 … e quem não gostava de filmes de pancadaria na altura? Talvez hoje pareça um pouco ultrapassado mas para altura era bem bom… tambem adorei os do Mortal Kombat… e que raio andou a nintendo a fazer ao dinheiro para lançar aquela aberração de filme “Mario Bros” ? Mesmo uma miséria…. HADOUKEN… abraço

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Old School Game Blog

Amiga enthusiasm, retro gaming passion

Mr Oliver.

Gaming, Music & Movies

Stuart Williams' MICRO MUSINGS

ramblings of a home computer hack

Retro Computing News

computer history, retro gaming and computing today

ancientelectronics

retro computing and gaming plus a little more

inmiracleworld

Ressuscitando o passado...

The Perfect Bit

O diário de um nerd (muito pouco) anónimo

BPMS Tutorials

Tutorials on the Best BPMS out there!!

Ainda sou do tempo

Ressuscitando o passado...

SHUGAMES !

Ressuscitando o passado...

Indie Retro News

Ressuscitando o passado...

Recuerdos de 8 Bits

Ressuscitando o passado...

Retroinvaders

Ressuscitando o passado...

Os Invasores

Ressuscitando o passado...

Arkade

Jogos, Tecnologia, Cultura e Revista Online de Games

GreenHillsZone

Colecção de videojogos - alguns "rants" e análises

Revista Digital de Videojogos PUSHSTART

A vossa revista digital de videojogos

oldgamesftw.wordpress.com/

Vencendo com games clássicos e atuais!

Gamer Caduco

Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.

O Cantinho de Bia Chun Li

Ressuscitando o passado...

Sega-16

Ressuscitando o passado...

08tohkun

Ressuscitando o passado...

Santa Nostalgia

Ressuscitando o passado...

Infoconsolas

Ressuscitando o passado...

.::RetroPTgameR::.

Ressuscitando o passado...

Índios e Cowboys

Ressuscitando o passado...

QG Master

Ressuscitando o passado...

Vintage Computing and Gaming

Ressuscitando o passado...

Retro Video Gaming

Atari, Sega, Nintendo & Famicom reviews, videos, cover art and more!

Retro Games Collector

Ressuscitando o passado...

Retro Games Revival

Ressuscitando o passado...

ComuDoMega 13.8

Um Blog sobre o Mega e muito mais...

Game Over

Ressuscitando o passado...

elretroconsolero

Ressuscitando o passado...

Retro Megabit

Sharing My Retro Video Game Collection.

The Retroist

Retro Blog and Podcast

%d bloggers like this: